Alice Neves

Alice Neves iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Arte de Mirandela - ESPROARTE, na classe de viola d’arco da professora Danuta Grossmannová. É Licenciada e profissionalizada em Música pela Universidade de Évora, na classe do professor Bin Chao e Mestre em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas - ESART, do Instituto Politécnico de Castelo Branco, sob a orientação da professora Joana Pereira.

Na sua defesa da tese se mestrado abordou “A importância de Lionel Tertis na emancipação da Viola d’arco e na criação musical da primeira metade do século XX”, apresentando igualmente o seu recital inerente à obtenção do grau de Mestre em Música, área de especialização em Viola d’arco.

Trabalhou com o Quarteto de Cordas da Universidade de Évora, sob a orientação artística e pedagógica de Max Rabinovitsj, tendo realizando vários concertos e masterclasses com o Quarteto Borodin na Casa da Música, entre 2005/2006. Durante o curso de licenciatura foi chefe de naipe da Orquestra da Universidade de Évora, realizando inúmeros concertos, entre os quais se destacam duas tournées a França, tendo trabalhado com o violetista de renome internacional Bruno Pasquier.

Participou no 4o Estágio da Orquestra Clássica Juvenil “Bracara Augusta 2000” e no 3o "Estágio Nacional de Orquestra Aproarte”, associando-se ao Young EuroClassic Festival 2001, tendo atuado no Konzerthaus - Berlim. Trabalhou com vários maestros tais como Roberto Perez, Ernest Schelle, Max Rabinovitsj, Francesco Belli, Christopher Bochman, Álvaro Cassuto e Pedro Neves. Em 2003 fundou o EvorEnsemble Contemporâneo, uma formação para o desenvolvimento da música e arte contemporânea de artistas Portugueses. Colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Camerata Ensemble da Guarda, Camerata e Orquestra Esproarte, entre outros agrupamentos.

Para finalizar a sua Licenciatura estagiou no Conservatório Metropolitano de Música de Lisboa - CMML, na classe de viola d’arco e orquestra, sob orientação da Professora Teresa Fernandes e do Maestro Pedro Neves.

Iniciou a sua atividade pedagógica em 2006, no Conservatório de Música de Ourém e Fátima. De 2008 a 2014 lecionou as disciplinas de viola d’arco, naipe, música de câmara e orquestra de cordas na ESPROARTE. Em 2010 realizou uma formação complementar na área da pedagogia do instrumento, sob a orientação de Jenny Spanoghe. Continuou sempre a busca pelo seu aperfeiçoamento artístico participando em masterclasses de viola d’arco tais com Jerzy Kosmala, Atar Arad, Bruno Giuranna, Helen Callus, Christophe Desjardins, Máté Szücs ou Ivo-Jan van der Werff. No ano letivo 2015/16 foi assistente convidada da ESART, por um período de substituição da professora Joana Pereira. Em 2016/17 ingressou na equipa pedagógica da Escola de Música Óscar da Silva – EMOS.

Já no ano letivo 2017/18 ingressa na equipa pedagógica da Academia de Música de Paços de Brandão e na Escola de Música Guilhermina Suggia. Desde 2008 leciona no Conservatório Regional de Música de Vila Real - CRMVR. A sua classe de viola d’arco conta com alunos premiados em Concursos Nacionais e Internacionais, recebendo igualmente duas Menções Honrosas enquanto docente, atribuída pelo “II Geneva International Music Competition”, julho de 2017 e pelo “III Tokyo International Music Competition”, janeiro de 2018.