David Cruz

Inicia os seus estudos musicais no Centro de Cultura Musical e na Escola Profissional Artística do Vale do Ave. Licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do violoncelista Paulo Gaio Lima. Continua os seus estudos musicais nos Estados Unidos na Universidade de Indiana, onde estuda com Tsuyoshi Tsutsumi e Janos Starker. Lecciona na String Academy da mesma Universidade como assistente da violoncelista Susan Moses.

São-lhe dedicadas várias obras, a destacar a obra “Passo Cruzado” (suite para violoncelo solo), pelo compositor polaco Igor Iwanek, estreada no “Boston Portuguese Festival”, em 2012, e a obra “Circumloquios Enrevesados” pelo compositor mexicano Alejandro Castillo, estreada em Agosto de 2009, em Bloomington, EUA.

Termina, em Junho de 2014, o Doutoramento em Música na Boston University, sob a direção dos violoncelistas Michael Reynolds e George Neikrug. Na mesma Universidade trabalha na vertente de quarteto de cordas com Raphael Hillyer, membro fundador do Quarteto Julliard. Realiza como tese um estudo analítico sobre as obras para violoncelo do compositor Português Fernando Lopes Graça. Na mesma Universidade foi Professor Assistente de Michael Reynolds e foi premiado como membro da Honor Society Phi Kappa Lambda.

Na vertente de música antiga, integra como parte dos seus estudos de Doutoramento, estudos na área da interpretação antiga e da performance de violoncelo barroco e viola da Gamba. Trabalha a nível da performance instrumental, violoncelo barroco com Sara Freiburg (Boston Barroque) e viola da gamba com Laura Jeppeson (Boston Baroque). Participa em masterclasses com Phoebe Carrai (Julliard School of Music) e Stanley Ritchie (Indiana University). Realiza concertos concertos a solo e em música de câmara como violoncelista barroco e gambista.

De 2001 a 2003 é membro da Orquestra de Jovens da União Europeia, realizando concertos em algumas das principais salas de concerto europeias atuando sobre a direção de maestros como Sir Colin Davis e Vladimir Ashkenadzy.

Foi de 2013 a 2018 director musical, professor e palestrante do Festival de Violoncelo de Santa Cristina (Sto Tirso / Portugal), projeto internacional envolvendo alguns dos mais importantes violoncelistas e pedagogos da atualidade.

É atualmente professor na Universidade de Aveiro e no Instituto Superior Jean Piaget de Viseu. Atua regularmente a solo e em música de câmara (como membro do Quarteto Suggia), na Europa e Estados Unidos. Realiza regularmente masterclasses em Portugal, Espanha, Brasil e EUA.