Roberto Valdés é considerado um solista de renome e músico de câmara na América e na Europa. O seu repertório abrange as mais importantes obras-primas da literatura clássica e latino-americana de violino.
Como solista, Roberto Valdés colaborou com maestros como Igor Yaroslavski, Miguel del Castillo, Sung Kwak, Alfredo Rugeles, J. Calabrese, Cristóbal Soler, Francesco Belli, Carlos Riazuelo e Max Ravinovitch, entre outros. Apresentou-se como solista em locais como o Gran Teatro de La Habana, o Teatro Amadeo Roldán, o Teatro Teresa Carreño de Caracas, o Grande Salão do Conservatório do Estado de Moscou, o Liceu de Barcelona, o Palau de la Música de Valência, o Teatro Amira de la Rosa, o Teatro Heredia, o Miry Hall do Conservatório de Ghent, Teatro Comunale "G. D'annunzio", Grande Auditório, Centro Cultural de Belém, sala de concertos da Orquestra Filarmónica da Tailândia, entre outros. Foi diretor musical do Conjunto de Câmara de Habana (Cuba); diretor musical e artístico da Orquesta Filarmónica del Caribe (Colômbia), Camarata Ensemble da Guarda e Camerata Ibero-Americana (Portugal); concertino da Orquesta Sinfónica de Valência (Venezuela, Orquesta Sinfónica de Medellín (Colômbia); e concertino convidado da temporada de ópera no Palau de Música de Valência (Espanha).
Roberto Valdés nasceu em Havana, Cuba. Ele obteve a Licenciatura e mestrado em Belas Artes no Instituto Gnesen em Moscovo, onde estudou com E. Tieles, Sergei Kunakov, Zoria Shikhmurzayeva (Conservatório Tchaikovsky), Halida Akhtyamova, Dmitry Schebalin, entre outros. Atualmente, Roberto Valdés é professor da Universidade de Aveiro, Universidade do Minho e Escola Profissional de Música de Espinho.